Comunicação
- Richard Braun
- 14 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jan.
Sabemos que a comunicação é habilidade fundamental para se estabelecer e manter bons relacionamentos. Também é do conhecimento da maioria que se comunicar é mais que falar e gesticular, pois envolve a escuta de qualidade, bem como a forma como falamos e nos portamos.
A comunicação interpessoal pode ser comparada, metaforicamente, ao um sistema circulatório dos relacionamentos. Assim como o sangue transporta nutrientes e oxigênio para o corpo, desde que a saúde da pessoa esteja adequada, a comunicação transporta ideias, emoções e necessidades, nutrindo ou desnutrindo as conexões humanas, a depender da sua qualidade.
Agora reflita: O quanto a sua comunicação é adequada para o atingimento dos seus objetivos? O quanto ela te aproxima ou te afasta da sua jornada de sucesso? Ou seja, como está a comunicação nos seus relacionamentos profissionais e pessoais?
Sabia que para você promover diálogos com fluidez, sem bloqueios que impeçam ou dificultem a compreensão mútua é imprescindível se ouvir primeiro?
Eu preciso ouvir a mim mesmo para depois conseguir ouvir o outro? Sim, isso mesmo. A forma mais eficiente para ser um péssimo ouvinte é a incapacidade de ouvir a si mesmo. Esse fenômeno se dá, pois invariavelmente a necessidade da outra pessoa irá ressoar em alguma necessidade minha. Então a melhor forma de estar com a mente “pura” para ouvir bem a outra pessoa, é resolver antes a minha própria necessidade. Como fazer isso? Trata-se de uma jornada contínua.
Você pode começar se perguntando:
"Estou em sintonia com as minhas emoções e necessidades?"
"Tenho consciência das mensagens que estou transmitindo, mesmo sem palavras?"
Como melhorar a comunicação:
Busque aumentar o seu autoconhecimento: Tire um tempo para refletir sobre suas próprias emoções e pensamentos ou busque apoio profissional.
Pratique a escuta ativa: Experimente soltar o celular durante as interações com as outras pessoas. Escute para compreender e não para responder.
Seja claro e objetivo: Expresse suas ideias de forma simples, com o foco na outra pessoa e não em você.
Aprimore sua linguagem corporal: Busque ter consciência corporal durante as interações. Para começar você pode focar no contato dos seus pés com o solo. Essa atenção vai te ajudar a se reconectar.
Então reflita: O quão bem eu tenho me comunicado comigo mesmo(a)?
Comments